Já fez LIKE no TVI Notícias?

ONU mais um ano em Timor

Relacionados

Mandato, que terminava na terça-feira, foi prorrogado até 26 de Fevereiro de 2009

O Conselho de Segurança das Nações Unidas prorrogou hoje o mandato da Missão Integrada da ONU em Timor-Leste (UNMIT) por mais um ano, ao aprovar por unanimidade a resolução 1802. O mandato, que terminava na terça-feira, foi assim prorrogado até 26 de Fevereiro de 2009, noticia a Lusa.

A UNMIT, actualmente com 2.700 pessoas, foi criada em Agosto de 2006 e conta com uma componente policial de 1.480 efectivos, mais de uma centena dos quais pertencem à Guarda Nacional Republicana (GNR, força portuguesa).

PUB

Timor: Ramos-Horta agradece a Portugal

Ataque a Ramos-Horta foi vingança contra Xanana

O mandato da UNMIT é ajudar o governo timorense a «consolidar a estabilidade, promover uma cultura de governação democrática e a facilitar o diálogo político».

Além dos efectivos ao serviço das Nações Unidas, a Austrália e a Nova Zelândia mantêm em Timor-Leste mais de um milhar de militares, no âmbito das Forças Internacionais de Estabilização (ISF, no acrónimo em inglês), enviadas na sequência da grave crise político-militar desencadeada em Abril de 2006.

No passado dia 11, os chefes de Estado e de governo de Timor-Leste, José Ramos-Horta e Xanana Gusmão, respectivamente, foram alvo de atentados separados.

PUB

Relacionados

Últimas