Já fez LIKE no TVI Notícias?

UE/Tratado: portugueses querem referendo

Relacionados

Sondagem: 44 por cento dos inquiridos tenciona votar a favor

Dois em cada três portugueses querem um referendo sobre o novo Tratado da União Europeia, que seria aprovado pela maioria dos votantes, indica uma sondagem divulgada esta terça-feira pelo grupo de reflexão britânico Open Europe, noticia a agência Lusa.

Um inquérito realizado pelo instituto TNS para o Open Europe, mostra que 64 portugueses se manifestaram a favor da realização de um referendo sobre o futuro Tratado da UE, mais de dez pontos abaixo da média dos 27 Estados-membros (75 por cento), que querem pronunciar-se sobre o novo tratado europeu.

PUB

A sondagem indica também que 44 por cento dos inquiridos portugueses tenciona votar favoravelmente, caso haja referendo, contra 29 por cento que são contra e cinco por cento que dizem não ir votar.

A média europeia é de 41 por cento a favor do voto, 41 por cento contra e 5 por cento não quer votar.

Os cidadãos eslovenos são os que menos defendem a realização de um referendo sobre o Tratado Constitucional (55 por cento) e os irlandeses os maiores defensores da realização de uma consulta popular (87 por cento).

A realização de um referendo em Portugal ao novo Tratado Constitucional foi apoiada pelo primeiro-ministro, José Sócrates, durante a campanha eleitoral para as legislativas de 2005.

Na passada quarta-feira, em Riga, Letónia, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, afirmou ser contra a realização de um referendo em Portugal sobre a próxima revisão do Tratado da União Europeia e abertamente a favor da ratificação do futuro Tratado pelo Parlamento português, sem recurso a um referendo popular.

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, pronunciou-se contra o referendo O inquérito foi realizado entre 13 e 20 de Março último, por telefone, a 499 residentes em Portugal maiores de 18 anos.

PUB

Relacionados

Últimas