Já fez LIKE no TVI Notícias?

Pequenos partidos: PC vai lutar contra lei

Relacionados

Mas já informou Constitucional que tem mais de cinco mil militantes

O PCP foi o primeiro a informar o Tribunal Constitucional (TC) que tem mais de cinco mil militantes e promete lutar pela revogação da lei «antidemocrática» que prevê a extinção dos partidos que não atinjam esse número.

Fonte partidária disse hoje à Agência Lusa que não foram entregues ao TC, quinta-feira, «documentos internos», «nem nomes nem fichas», em resposta a uma notificação do TC, dirigida a todos os partidos, no dia 12, para que provassem ter pelo menos cinco mil membros, sob pena de serem extintos.

PUB

Para inscrição no TC, os partidos têm que ter um mínimo de cinco mil militantes e, de acordo com a lei dos Partidos Políticos n.º2/2003, o TC é obrigado a verificar «regularmente, com a periodicidade máxima de cinco anos, o cumprimento do requisito do número mínimo de filiados».

O Tribunal Constitucional deixa ao critério dos partidos políticos a forma de provarem que têm pelo menos cinco mil militantes, terminando o prazo para o fazem em Março de 2008.

Segundo a mesma fonte partidária, o partido prevê que no final do processo de actualização de ficheiros o PCP venha a ter 70 a 80 mil militantes.

Apesar de responder à notificação do tribunal, o secretariado do PCP contesta, em comunicado, a lei dos Partidos Políticos e reafirma «fundadas e legítimas dúvidas quanto à constitucionalidade da norma».

«É uma expressão entre muitas outras da natureza de uma lei que visa impor aos partidos modelos e regras de funcionamento que contrariam a livre vontade dos seus membros», lê-se no comunicado do Secretariado do PCP.

PUB

Relacionados

Últimas