Já fez LIKE no TVI Notícias?

A23: a primeira viagem depois da tragédia

Relacionados

30 alunos da Universidade Sénior de Castelo Branco vão a Lisboa

A Universidade Sénior de Castelo Branco realiza quinta-feira a primeira viagem após o acidente na A23, que vitimou 17 alunos, disse esta terça-feira à Agência Lusa, Arnaldo Brás, director da instituição.

«A primeira viagem após o acidente está marcada para dia 10, quinta-feira. Cerca de 30 alunos da turma de língua russa vão partir às 07:30, em frente à Câmara Municipal, para uma visita à exposição do Museu Hermitage, no Palácio da Ajuda, em Lisboa», disse aquele responsável.

PUB

Para o efeito, a academia vai alugar um autocarro a uma empresa transportadora, «uma vez que o autocarro acidentado era o único que a Câmara dispunha para estas viagens», acrescentou.

Entretanto, a turma de bordados das «Baínhas Abertas», de que faziam parte as vítimas do acidente, voltou à actividade na passada segunda-feira, após as férias de Natal.

Recorde-se que no dia 05 de Novembro, pouco antes das 20:00, um autocarro e um ligeiro colidiram, na A23, no sentido Sul/Norte, junto ao nó de Fratel, próximo de Vila Velha do Ródão, caindo ambos por uma ravina com 50 metros de altura.

O autocarro, com 38 ocupantes, pertencia à Câmara de Castelo Branco e transportava elementos da universidade sénior da cidade, que regressavam de uma visita a Fátima e Nazaré.

Segundo Arnaldo Brás, estão integralmente pagos os valores dos dois seguros por morte e invalidez, um pago pela Câmara para ocupantes do autocarro e outro pela academia para alunos e professores, no valor total de 35 mil euros por cada vítima.

PUB

Entretanto, as investigações para apurar as causas do acidente ainda estão a ser feitas pela Brigada de Trânsito (BT) da GNR. Segundo disse à Agência Lusa o major Lourenço da Silva, porta-voz da BT, «estão a ser feitas reconstituições do acidente a três dimensões, em computador, com o apoio de técnicos».

«As testemunhas já foram todas ouvidas, não sei se voltaram a ser ouvidas outra vez, mas agora há um trabalho de pormenor que está em curso», referiu, sem adiantar mais elementos.

O veículo ligeiro envolvido no acidente ainda não foi devolvido pelas autoridades à condutora, Carina Rodrigo, uma vez que continua sujeito a perícias, segundo fonte familiar.

PUB

Relacionados

Últimas