G20: «Efeitos positivos» dentro de meses - TVI

G20: «Efeitos positivos» dentro de meses

Constâncio

Governador do Banco de Portugal considera G20 «introduziu pontos de optimismo na situação económica mundial»

Relacionados
O governador do Banco de Portugal Vítor Constâncio espera que os «efeitos positivos» das decisões tomadas quinta-feira em Londres pelo G20 se façam sentir nos «próximos meses», escreve a Lusa.

«Acho [que o G20] introduziu pontos de optimismo na situação económica mundial e esperemos que isso tenha efeitos positivos nos próximos meses», disse esta sexta-feira Vítor Constâncio à margem de uma reunião em Praga dos ministros das Finanças e dos governadores dos bancos centrais dos países da União Europeia.

Os líderes máximos de 20 países, entre os quais os mais industrializados e as potências emergentes, chegaram quinta-feira, em Londres, a acordo para exercer um maior controlo sobre os fundos de investimento de alto risco, rejeitar medidas proteccionistas e aumentar o fundo de reserva para empréstimos às economias em dificuldades, entre outras decisões.

Sobre a decisão tomada na quinta-feira pelo BCE (Banco Central Europeu) de baixar as taxas de juro de referência, Constâncio recordou que na próxima reunião da autoridade monetária europeia haverá decisões sobre «medidas não convencionais» e que a instituição continuará a analisar a situação e a reagir à evolução da economia e da inflação.
Continue a ler esta notícia

Relacionados