Tempo, paciência e persistência. E sim, seja chato - TVI

Tempo, paciência e persistência. E sim, seja chato

Chaves de casa

Conselhos para escolher o melhor crédito à habitação

Relacionados
Quer comprar casa e procura o melhor crédito à habitação... Este poderia ser o percurso lógico, mas sugerimos-lhe que faça o contrário.

Utilize os simuladores dos bancos para ter uma ideia por alto de quanto irá pagar consoante o empréstimo que pedir, mentalize-se que o valor da prestação mensal não deve ultrapassar os 30% do seu orçamental mensal e, agora sim, procure uma casa à sua medida. Isto para evitar que a dos seus sonhos se transforme num pesadelo. A seguir procure o seu banco e muitos outros. O segredo é negociar.

Conhecer muitas soluções e recolher o maior número de informações é o mais sensato a fazer. Sim, vai perder algum tempo, e sim, vai ter a sensação de que é chato. Mas vale a pena.

Faça diversas simulações junto do maior número de instituições de crédito (de preferência presencialmente), para que possa depois negociar com o seu banco. Não se esqueça de fazer valer o facto de ter uma conta poupança à habitação, acções do banco ou qualquer outro produto financeiro.

Depois disto pode voltar aos outros bancos que lhe ofereceram boas condições e apresentar a proposta do seu banco. Se tiver uma oferta melhor regresse ao seu banco e volte a negociar. Apesar disso, se outro banco lhe oferecer melhores condições, aproveite.

Não se esqueça também de comparar os preços dos seguros obrigatórios e as comissões que os bancos costumam cobrar, nomeadamente de abertura de processo, avaliação do imóvel, comissão de processamento, entre outras.
Continue a ler esta notícia

Relacionados