Uma pessoa morreu num choque em cadeia maciço que envolveu mais de 200 veículos na cidade central chinesa de Zhengzhou esta quarta-feira, segundo noticiaram os meios de comunicação estatais.

O choque teve lugar numa ponte que estava envolta em forte nevoeiro matinal, o que causou o choque de vários veículos, de acordo com o jornal estatal The Global Times.

Fotos do local mostram a longa ponte de várias faixas, que se estende através dos campos e do rio Amarelo, repleta de veículos amontoados uns nos outros. Carros, camiões de carga, camionetas e outros veículos podem ser vistos no amontoado.

Uma fotografia aérea mostrando a colisão de vários veículos na ponte do rio Amarelo de Zhengxin, em Zhengzhou, China, a 28 de dezembro. Stringer/AFP/Getty Images

Vídeos filmados a partir do solo mostram o ar ainda com nevoeiro espesso. Um vídeo mostra um camião a deslizar e a colidir com vários carros mais pequenos, à medida que as buzinas soam à distância.

Muitos motoristas e passageiros ficaram presos nos seus carros, de acordo com The Global Times. Trabalhadores de emergência e bombeiros foram destacados para o local, incluindo pessoal dos departamentos de tráfego e saúde.

Uma testemunha ocular disse ao The Global Times que a pilha de automóveis se estendeu por vários quilómetros, e que a humidade na ponte tornou a estrada particularmente escorregadia.

Mais de 200 veículos estavam envolvidos no acidente, que foi causado pelo nevoeiro, de acordo com os meios de comunicação estatais. Stringer/AFP/Getty Images

Em algumas áreas, a visibilidade naquela manhã era de apenas 200 metros, segundo a agência meteorológica local, citada pela Reuters. Várias horas após o choque em cadeia, a polícia tinha emitido um aviso para que os carros não atravessassem a ponte devido ao nevoeiro.

“No Inverno a temperatura é baixa e há frequentemente nevoeiro intenso”, escreveu a polícia de trânsito na sua conta oficial no Weibo, a versão da China do Twitter. A entidade frisou junto dos condutores que deveriam abrandar, acender as luzes e deixarem as áreas perigosas o mais rapidamente possível.

O viaduto liga Zhengzhou à cidade de Xinxiang. A polícia fechou a ponte durante as operações de salvamento, tendo o trânsito retomado mais tarde.

CNN / Jessie Yeung e Jennie Chen