Certificados do Tesouro vão dar taxa recorde de 6,1% em Outubro - TVI

Certificados do Tesouro vão dar taxa recorde de 6,1% em Outubro

Contas

Certificados de Aforro rendem menos de 1%

Relacionados
Os Certificados do Tesouro (CT), novo produto de poupança criado pelo Governo em Agosto deste ano, vão render uma taxa de 6,1% anual para quem subscrever em Outubro e mantiver a aplicação pelo prazo máximo, que é de 10 anos.

Esta taxa é a mais alta desde que os CT começaram a ser comercializados, em Agosto, e compara com os 5,15% de Setembro e os 5,5% de Agosto.

O recorde deve-se à forte subida dos juros da dívida pública, já que a rentabilidade dos CT está indexada à das Obrigações do Tesouro. Esta terça-feira os juros exigidos pelos investidores pela dívida nacional a 10 anos atingiu um novo recorde, acima dos 6,7%.

O Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP) publicou esta terça-feira no seu site as taxas para as subscrições em Outubro. A taxa anual ilíquida nos primeiros cinco anos será de 1,40% pelo que, para quem aplicar o dinheiro a cinco anos, a taxa será de 4,85%.

Mesmo para quem aplicar o dinheiro pelos prazos mais curtos, a taxa é atractiva, se comparada com a taxa inferior a 1% que será paga pelos Certificados de Aforro no mesmo mês.

Juros da dívida pública batem máximo histórico

Certificados de aforro voltam a render menos em Outubro
Continue a ler esta notícia

Relacionados