BBVA precisa de 7,7 mil milhões para cumprir exigências - TVI

BBVA precisa de 7,7 mil milhões para cumprir exigências

BBVA

Santander, BBVA, Bankia, CaixaBank e Banco Popular atingidos

O banco espanhol BBVA necessita de 7.087 milhões de euros para cumprir os novos requisitos de capital aprovados pela UE, valor que inclui uma tranche de 1.912 milhões de euros pela deterioração da carteira de dívida soberana.

Segundo informou o banco à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV), essa é a estimativa «preliminar e indicativa» que lhe foi comunicada pelo Banco de Espanha, que por sua vez apresentou as recomendações da European Banking Authority (EBA).

Ao final da noite de quarta-feira, a EBA revelou que a banca espanhola terá que se recapitalizar em 26 mil milhões de euros para atingir - até Junho de 2012 - o novo rácio de capital de 9 por cento, numa análise que abrange as necessidades do Santander, BBVA, Bankia, CaixaBank e Banco Popular.

Esse valor total de recapitalização pode ser mais reduzido, já que o Santander - que teria a maior fatia dessa estimativa de recapitalização, revelou hoje à CNMV que prevê atingir em Julho de 2012 um rácio de «core capital» de 10 por cento, um ponto acima do exigido.

O banco deverá conseguir esse objectivo, explicou hoje, sem necessitar de ampliar capital, mas extrapolando-se das necessidades de capital dos outros bancos para o total avançado para a banca espanhola pela EBA, as necessidades de capital do Santander ascenderiam a 14.970 milhões de euros, o que corresponde a 57 por cento do total.

As necessidades de capital do Banco Popular, por seu lado, ascendem a 2.362 milhões de euros, valor que inclui 597 pela deterioração da carteira de dívida soberana, ajustando-a ao valor de mercado.

Segundo informou o Popular à CNMV, para cobrir essas necessidades de capital o banco conta com algumas medidas já em curso, incluindo a emissão de obrigações convertíveis em acções, representando um valor total de 1.191 milhões de euros.

A essa quantidade o banco soma 508 milhões de geração orgânica de capital e, finalmente, os restantes 663 milhões seriam obtidos através de melhorias como a redução de activos de risco.

Quanto às restantes entidades, a Bankia (o grupo BFA) informou que necessita de 1.140 milhões de euros para cumprir os novos requisitos de capital.

Segundo uma nota remetida à CNMV, a Bankia espera alcançar esse valor adicional de capital sem necessidade de incorporar fundos públicos aos seus accionistas, esperando conseguir o objectivo através da evolução adequada do seu próprio balanço, resultados e gestão de capital.

As necessidades adicionais de capital da CaixaBank, por seu lado, ascendem a 602 milhões de euros, segundo informou a entidade.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE