Empresas declaram prejuízos só para fugir ao Fisco - TVI

Empresas declaram prejuízos só para fugir ao Fisco

Um terço das empresas portuguesas declara prejuízos que ocorrem independentemente do ciclo económico. São indiciadores de crescente evasão fiscal por parte do mundo empresarial

Relacionados
Mais de um terço das empresas portuguesas declararam prejuízos entre os anos de 1997 e 2007, o que representa cerca de cem mil milhões de euros, de acordo com as últimas estatísticas oficiais do IRC.

Os prejuízos acontecem independentemente do ciclo económico, o que significa que para fugir ao fisco uma grande parte das empresas terá anulado os resultados, carregando nos custos ou aliviando as facturas, escreve o jornal «Público» esta segunda-feira.

À TVI, o fiscalista João Caiado Guerreiro explica que «muitos prejuízos advêm da crise, outros prejuízos serão uma forma de evasão fiscal. O IRC é apenas uma parte pequena dos impostos que as empresas pagam».

Segundo João Caiado Guerreiro «há sectores que permitem alguma evasão fiscal» que se centra sobretudo nas micro e pequenas empresas.

«Se essas empresas muito pequenas não fizessem algum tipo de fuga provavelmente não existiriam nem elas nem os postos de trabalho que criam», admite.

Segundo os últimos números do IRC, há oito sectores que concentram mais de 80% dos prejuízos totais das empresas. O destaque vai para o comércio, actividades imobiliárias, construção e hotelaria.

Veja o vídeo
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE