Lucros do BBVA caem 14,3% - TVI

Lucros do BBVA caem 14,3%

BBVA

Contas chegam aos 3.143 milhões de euros nos primeiros nove meses

Os lucros do grupo espanhol BBVA caíram 14,3 por cento nos primeiros nove meses do ano, para 3.143 milhões de euros, comparativamente a igual período do ano passado, devido à situação «convulsa» dos mercados no terceiro trimestre.

Excluindo os resultados operacionais financeiros, o lucro da entidade caiu 4,8 por cento, segundo informou o BBVA à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV).

«O modelo de negócio centrado no cliente e a carteira de activos diversificada geram resultados de forma sólida e recorrente em ambientes de elevado stress», explica a entidade.

Até final de Setembro o «core capital» do banco atingiu os 9,1 por cento - comparativamente aos 8,2 por cento de há um ano, tendo a taxa de crédito mal parado atingido os 4,1 por cento.

As perdas por deterioração de activos financeiros alcançaram os 2.890 milhões de euros, menos 19,9 por cento.

Todas as áreas de negócio contribuíram de forma positiva para o resultado dos primeiros nove meses, tendo a margem de juros ascendido a 9.676 milhões de euros, menos 5 por cento.

O crédito bruto aos clientes ascendeu a 352.633 milhões de euros, mais 2,8 por cento, impulsionado pelo crescimento em mercados emergentes, tendo os depósitos de clientes crescido 10,3 por cento para os 282.050 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE