Governo prevê taxa de inflação de 3,1% em 2012 - TVI

Governo prevê taxa de inflação de 3,1% em 2012

Inflação

Mesmo assim, taxa de inflação de 2012 deverá ser menor que a deste ano

O Governo de Pedro Passos Coelho reviu em alta as estimativas para a inflação. Quer isto dizer que em 2012, em vez de 2,3%, a estimativa é de que a taxa chegue aos 3,1%, de acordo com o relatório do Orçamento do Estado para o próximo ano.

Mesmo assim, a taxa de inflação de 2012 deverá ser menor que a deste ano, onde - de acordo com o Executivo - deverá chegar aos 3,5%.

«A inflação em 2011 deverá aumentar para 3,5%, abrandando para 3,1% no próximo ano. Em 2012, parte do aumento da inflação está directamente relacionado com o efeito fiscal (alteração de alguns bens e serviços de taxas do IVA reduzidas para normais, ou de intermédias para normais)», refere o documento.

O efeito mecânico desta medida «seria substancialmente superior à actual taxa de inflação esperada». Contudo, «quer o efeito contracção da procura, quer o efeito esperado sobre os custos salariais, atenuam o referido efeito provocado directamente pelo aumento dos impostos».

Veja aqui todas as outras medidas que constam do Orçamento do Estado para 2012: aumentos de impostos, cortes de deduções, etc.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE