Chip: Governo explica acordo com PSD - TVI

Chip: Governo explica acordo com PSD

Jorge Lacão diz foi encontrada solução «construtiva» e fala em «base do entendimento» entre os dois partidos

Relacionados
O ministro dos Assuntos Parlamentares disse esta sexta-feira que o Governo e o PSD encontraram uma «solução construtiva e na base do entendimento» para a cobrança de portagens nas scuts (auto-estradas sem custos para o utilizador).

Veja o vídeo

«Alteramos na especialidade, aperfeiçoando ou introduzindo algumas variáveis no sistema de cobrança de portagens, mas concretizou-se uma solução construtiva, finalmente na base do entendimento», afirmou o ministro Jorge Lacão em declarações aos jornalistas no parlamento, escreve a Lusa.

O ministro falava depois de, na quinta-feira, PSD e PS terem chegado a uma solução para alterar os decretos-lei do Governo sobre o pagamento das portagens nas SCUT, afirmou o deputado social-democrata, Jorge Costa.

Jorge Lacão reconheceu que «há momentos que são politicamente difíceis para se conseguirem condições de entendimento» e sublinhou que o empenho que o Governo «tem colocado de forma sistemática na procura de entendimentos tem dado resultados».

Questionado sobre o regime de isenções na cobrança de portagens, uma das matérias que opõe PS e PSD, o ministro afirmou estar convencido de que será possível chegar a um acordo.

«Se nos conseguimos entender relativamente à primeira fase deste processo, eu estou convencido que nos vamos entender relativamente a essa segunda fase do processo», disse Jorge Lacão.

«Vamos aguardar com serenidade o desenvolvimento das conversações nesse sentido», acrescentou, afirmando que o «princípio fundamental» é «criar uma situação que seja justa e equitativa e, portanto, proteger relativamente ao esforço financeiro as populações cujo nível médio de desenvolvimento não atingiu ainda os patamares de outras regiões do país».

«Este princípio é um princípio em nome do qual nós faremos um esforço de entendimento com o PSD», concluiu o ministro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados