BBVA alerta para nova recessão porque riscos aumentaram - TVI

BBVA alerta para nova recessão porque riscos aumentaram

Zapatero - EPA/CHEMA MOYA

Economia espanhola pode cair numa nova recessão porque aumentaram «consideravelmente» os factores de risco, ainda que as previsões sobre o PIB se mantenham inalteradas

Relacionados
O banco BBVA alertou esta terça-feira que a economia espanhola pode cair numa nova recessão porque aumentaram «consideravelmente» os factores de risco, ainda que as previsões sobre o PIB se mantenham inalteradas este ano e em 2012.

Segundo o relatório «Situação Espanha» da BBVA Research, o Produto Interno Bruto (PIB) deverá crescer 0,8 por cento este ano e 1,1 por cento em 2012.

As previsões são mais pessimistas para o desemprego que deverá terminar o ano nos 21,5 por cento, crescendo até aos 22,1 por cento em 2012.

Na sua análise o BBVA considera, porém, que tanto o PIB como o desemprego podem ser afectados pela situação actual, com cada vez menos tempo para implementar correctamente as políticas aprovadas nas últimas cimeiras europeias e para alcançar o ajuste em Espanha.

Essa situação pode, no caso de Espanha, levar a uma queda do PIB no quarto trimestre do ano.

Jorge Sicília, director do serviço de estudos do BBVA considera que a economia espanhola está «estancada» e, caso não se tomem medidas, podem «consolidar-se num crescimento negativo».

Se as coisas não mudarem, afirmou, 2012 verá «oscilações» entre ligeiros crescimentos e variações «mais complicadas».

A previsão do BBVA considera, por exemplo, que as previsões do governo não se vão cumprir também no que toca ao défice, que ficará este ano nos 6,5 por cento, meio ponto acima do previsto.

Em 2012 o desequilíbrio orçamental será de 4,4 por cento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE