EDPR confirma vitória de concurso eólico na Escócia - TVI

EDPR confirma vitória de concurso eólico na Escócia

Energia Eólica

Consórcio pertence em 75% à eléctrica portuguesa

Relacionados
A EDPR foi hoje seleccionada pela Coroa Inglesa como parceira na terceira ronda de atribuição de autorizações para o desenvolvimento de parques eólicos offshore no Reino Unido, mais concretamente na Escócia, como aliás já era esperado pela empresa.

«A EDPR, através de uma joint-venture com a SeaEnergy Renewables Limited (SERL) designada Moray Offshore Renewables Limited (MORL), recebeu os direitos exclusivos sobre o desenvolvimento de parques eólicos offshore na Zona 1 com uma capacidade estimada de 1,3 GigaWatts (GW)», realça a empresa.

Esta parceria, na qual a EDPR detém uma participação accionista de 75%, terá «permitido o melhor aproveitamento da complementaridade entre a experiência eólica da EDPR e o domínio técnico na construção em localizações offshore por parte da Sea Energy, potenciando assim o resultado obtido».

Estreia no eólico «offshore»

Com a atribuição destes direitos exclusivos, a MORL irá proceder, numa primeira fase, ao estudo e desenvolvimento de projectos eólicos offshore na Zona 1 com o intuito de obter as autorizações administrativas relevantes. Após a obtenção das necessárias autorizações administrativas, a MORL ficará autorizada a iniciar a construção e operação dos projectos eólicos offshore, o que deverá ocorrer entre 2015 e 2020.

A EDPR realça que o Reino Unido é actualmente o maior mercado eólico offshore a nível mundial (com 598 MW de capacidade instalada à data do final de 2008), oferecendo simultaneamente um forte potencial de crescimento (até aproximadamente 40 GW de capacidade atribuída).

Com o resultado positivo alcançado no UK Round 3, a empresa portuguesa inicia actividade no mercado do Reino Unido e na produção eólica em offshore. De acordo com a mesma, este parque vai potenciar as suas opções de crescimento rentável no longo prazo, assim como diversifica a sua carteira de activos em termos de tecnologia, regulação e mercado.



As acções da EDPR seguem a subir 1,18% para os 7,01 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE