PSD e CDS-PP são os partidos que mais vão gastar com a campanha - TVI

PSD e CDS-PP são os partidos que mais vão gastar com a campanha

PSD E CDS/PP anunciam formalmente fim da coligação

O PSD e o CDS-PP são os partidos políticos que mais prevêem gastar na campanha para as legislativas de 20 de Fevereiro, estimando investir 7,3 e 6,7 milhões de euros, respectivamente.

O PS apresentou no Tribunal Constitucional um orçamento para a campanha inferior aos dos dois partidos que estão no Governo, na ordem dos 4,8 milhões de euros, refere a Lusa.

Os valores apresentados pelo PSD ao Tribunal Constitucional correspondem ao limite permitido por lei para o número máximo de candidatos apresentados, cerca de 7,3 milhões de euros.

Tal como acontece nos restantes partidos, a maior fatia do montante total das despesas previstas do PSD vai para os gastos com a propaganda, 4,3 milhões de euros.

A estimativa apresentada pelo CDS-PP, 6,7 milhões de euros, corresponde igualmente ao máximo permitido por lei, já que o cálculo das despesas é feito com base no número de candidatos e este partido tem menos candidatos suplentes.

O valor que o CDS-PP prevê gastar com a propaganda, 4 milhões de euros, é quase o total do orçamento do PS para a campanha, quatro milhões e 850 mil euros.

Deste valor, o PS estima gastar 3,8 milhões com a publicidade e propaganda política.

Muito abaixo destes valores estão a CDU (PCP/PEV/ID) e o Bloco de Esquerda. A CDU apresentou um orçamento de 862 mil euros, com cerca de metade destinado ao material de propaganda.

O Bloco de Esquerda prevê gastar 730 mil euros, dos quais cerca de 300 mil com a aquisição de material de propaganda e produção de tempos de antena, de acordo com o orçamento entregue no Tribunal Constitucional.

Quanto aos partidos sem representação parlamentar, a Nova Democracia é o partido com o maior orçamento para a campanha eleitoral, cerca de 250 mil euros.

O PCTP/MRPP pretende gastar 14 mil euros, o Partido Democrático do Atlântico 8 mil, e o POUS (Partido Operário de Unidade Socialista) 1370 euros.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE