Jipe da Volkswagen vai ser mesmo construído em Wolfsburgo - TVI

Jipe da Volkswagen vai ser mesmo construído em Wolfsburgo

Fábrica 02

O todo-o-terreno compacto Marrakesh da Wolkswagen vai ser construído na fábrica que o grupo automóvel tem em Wolfsburgo, Alemanha, e não na Autoeuropa de Palmela, tal como a Agência Financeira já tinha antecipado, na passada semana.

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Hoje, fonte oficial do grupo Wolkswagen disse à agência «Lusa» que na base da decisão - que foi alvo de negociações entre a direcção do grupo alemão e os sindicatos ao longo da noite de segunda-feira para hoje - está a concordância dos sindicatos em baixar os preços de produção do Marrakesh na fábrica de Wolfsburg.

Em finais de Agosto, o director executivo da Volkswagen, Wolfgang Bernhard, exigiu que os custos de produção previstos para o Marrakesh fossem reduzidos em cerca de mil euros por unidade.

Caso contrário, o carro seria fabricado em Palmela, e não em Wolfsburg, como estava inicialmente previsto num acordo feito em finais de 2004 entre a Volkswagen e os representantes dos trabalhadores.

Bernhard deu então um prazo até 26 de Setembro, ao conselho de empresa da Volkswagen, órgão em que está representado o Sindicato Alemão dos Metalúrgicos (IG Metall) e a Comissão de Trabalhadores, para negociar um acordo.

Em causa estavam cerca de mil postos de trabalho na fábrica- mãe da Volkswagen, em Wolfsburgo, que tem cerca de 50 mil trabalhadores.

A decisão sobre o Marrakesh é também considerada pelos observadores um indício importante sobre o destino das várias fábricas da Volkswagen na Alemanha, que empregam, ao todo, 100 mil trabalhadores.

Bernhard, que foi contratado já este ano pela Volkswagen, anunciou entretanto que o quarto maior fabricante automóvel do mundo terá de poupar pelo menos mil milhões de euros até 2008, para ser rentável.

No caso do Marrakesh, que tem a mesma plataforma mecânica do Golf, a administração pretende adoptar um modelo de produção semelhante ao já utilizado para o Touran.

O modelo Touran é fabricado pelos 3.700 trabalhadores da 5000 SARL, uma sociedade que pertence à Volkswagen, mas onde os operários ganham cerca de 20% menos do que os que têm contrato com a firma-mãe.

Bernhard já tinha conseguido, através de várias medidas de racionalização, reduzir em dois mil euros os custos de produção por unidade do Marrakesh.

O novo director executivo considerou, no entanto, os cortes financeiros insuficientes, depois de obter um estudo comparativo em que a produção do futuro SUV em Palmela se revelava cerca de mil euros mais barata do que em Wolfsburg, e obrigou o conselho de empresa a sentar-se de novo à mesa das negociações.
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