Portugal já tem quase 11,5 milhões de números de telemóvel - TVI

Portugal já tem quase 11,5 milhões de números de telemóvel

Telemóveis

O número de cartões de telemóveis aumentou 10,5% em 2005. No final do ano passado, eram já 11,448 milhões de números em Portugal. Mais do que o número de habitantes do País.

Relacionados
Segundo um comunicado da Associação Nacional das Comunicações (Anacom), este número representa um aumento de 2,8% face ao existente no trimestre anterior.

Do total registado, os detentores de planos de assinatura ascendiam a 2,157 milhões, cerca de 19% do total, enquanto os detentores de cartões pré-pagos no final de 2005 ascendiam a 9,291 milhões, 81% do total de utilizadores de telefones móveis.

A taxa de penetração do serviço no final do ano passado fixou-se nos 108,7%, continuando acima da média da União Europeia que atingiu 97,2%. Quer isto dizer que existe já mais de um telemóvel por cada habitante, sendo que muitos portugueses têm já, portanto, vários cartões.

Média de 47 chamadas por mês

No quarto trimestre de 2005, os assinantes do serviço telefónico móvel realizaram cerca de 1,63 mil milhões de chamadas, menos 3,6% do que no trimestre anterior e mais 6,2% que o valor registado um ano antes. No mesmo período, receberam 1,65 mil milhões de chamadas, valor que representa uma diminuição de 3,5% face ao trimestre anterior e um aumento de 5,6% em relação ao trimestre homólogo.

No quarto trimestre de 2005, os assinantes realizaram, em média, cerca de 47 chamadas mensais, sendo que 32 delas foram realizadas para a rede do operador de origem.

Do total de chamadas registadas entre Outubro e Dezembro, a esmagadora maioria são chamadas dentro da rede, 1,095 mil milhões de chamadas. Neste período, o número de chamadas originadas na rede fixa com destino a redes móveis registou uma quebra de 5,5%, face ao trimestre homólogo.

O número de minutos de conversação nas redes móveis aumentou 0,3% em relação ao trimestre anterior e 11,6% face ao mesmo trimestre do ano anterior, totalizando mais de 3 mil milhões de minutos.

A duração média das chamadas originadas não se alterou de forma significativa: 111 segundos no caso das chamadas originadas e 109 no caso das chamadas terminadas. A duração média das chamadas internacionais continua a ser a mais elevada: 163 segundos, no caso das chamadas originadas nas redes móveis, e 182 segundos no caso das chamadas terminadas.

Mensagens escritas continuam a aumentar

No mesmo período voltou a registar-se um aumento significativo do número de mensagens escritas enviadas, que atingiu cerca de 1,69 mil milhões de mensagens. Este valor traduz-se num aumento de 9,6% face ao trimestre anterior e de 147,8% face ao trimestre homólogo, o que se deve à adesão dos clientes às campanhas promocionais desencadeadas pelos operadores móveis.

O número médio de mensagens enviadas por assinante passou de 46 no terceiro trimestre para 49 no último trimestre do ano passado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados