Vídeo: «Por que não te calas?» - TVI

Vídeo: «Por que não te calas?»

  • Portugal Diário
  • - Sara Madeira, Agência Lusa com redacção do PDiário
  • 10 nov 2007, 16:54
O rei de Espanha perdeu a paciência com Hugo Chávez

Rei Juan Carlos mandou calar Chávez. Vídeo é já o mais visto no El País

Relacionados
[Última actualização hoje às 09h00]

O Rei Juan Carlos de Espanha mandou calar o presidente da Venezuela, que voltou a chamar «fascista» ao ex-chefe de Governo José Maria Aznar.

«Por que não te calas?», disse o monarca espanhol, dirigindo-se ao presidente da Venezuela, pouco antes do final da XVII Cimeira Ibero-Americana de chefes de Estado e de Governo que decorre em Santiago do Chile.



Depois de sexta-feira ter chamado «fascista» a Aznar, hoje, na sessão de encerramento, Hugo Chavez repetiu a acusação, perante o rei Juan Carlos e o primeiro-ministro espanhol José Luís Zapatero.

Mas, ao contrário de sexta-feira, Zapatero fez hoje questão de responder a Chavez, pedindo-lhe «respeito» para um primeiro-ministro democraticamente eleito.

No entanto, enquanto o primeiro-ministro espanhol falava, o presidente venezuelano continuava também a argumentar, embora com o microfone fechado, levando o monarca espanhol a mandá-lo calar.

Na resposta, Chavez sublinhou que a Venezuela responderá «a qualquer agressão no momento que quiser».

E avisou: «Pode ser Rei, mas não me manda calar».

O presidente venezuelano disse ainda que «exigia respeito»: «Também sou um chefe de Estado e eleito democraticamente».

No El Mundo, o vídeo tem um subtítulo: «As cinco palavras que Chávez precisava de ouvir», enquanto no El País, a fita é já a mais vista do último mês.

Já os jornais venezuelanos optam por sublinhar a necessidade de liberdade de expressão, condenando as palavras do Rei.

Segundo o El País, José Maria Aznar ligou a José Luís Zapatero e ao Rei Juan Carlos agradecendo por terem defendido a sua honra no encerramento da cimeira.
Continue a ler esta notícia

Relacionados