Keaton Jones é o nome que está a comover as redes sociais em todo o mundo. O jovem do Tennessee, nos EUA, é vítima de bullying por ter uma cicatriz na cabeça, resultado de uma operação a um tumor cerebral. O rapaz pediu à mãe que gravasse um vídeo onde conta como é alvo de bullying na escola. A única pergunta que Keaton Jones faz aos colegas de escola é: “porquê?”. O vídeo é emocionante e muitas celebridades já demonstraram o seu apoio.
De acordo com o jornal The Washington Post, na sexta-feira, a mãe do menino publicou o vídeo na sua página pessoal de Facebook, escrevendo "Falem com os vossos filhos", pois "todos nós sabemos o que é querer pertencer a algum lado, mas apenas alguns de nós sabem como é sentir que não pertencemos a lado algum". O menino questiona várias coisas e responde às perguntas que a mãe lhe vai fazendo.
Acima de tudo, Keaton questiona-se sobre o porquê de estar a sofrer de bullying.
Só por curiosidade, porque é que eles fazem bullying?”, pergunta Keaton a chorar. "Qual é o objetivo? Porque é que eles têm prazer em ser maus com uma pessoa? Isto não está bem".
Keaton Jones conta que os colegas lhe chamam feio, gozam com o seu nariz e dizem que ele não tem amigos. Para além das inúmeras ofensas psicológicas, o menino acrescenta ainda que já passaram à violência física.
"As pessoas que são diferentes não precisam de ser criticadas por isso. Não é culpa delas", desabafa Keaton.
O jovem termina o vídeo em lágrimas e com um mensagem de incentivo para todos os que, como ele, sofrem de bullying.
"Sê forte, acho eu. É difícil, mas provavelmente vai ficar melhor um dia".
Depois de publicado, o vídeo foi bastante partilhado e conta já com milhões de visualizações. Dos milhões de pessoas que o vídeo, em poucas horas, alcançou, destacaram-se algumas personalidades de renome internacional que demonstraram a sua compaixão e apoio a Keaton.
Uma das celebridades a reagir ao vídeo é o cantor Justin Bieber, que afirma "este miúdo é uma lenda!".
Também o ator Chris Evans se mostrou comovido, partilhando no Twitter a mensagem "mantém-te forte, Keaton. Eu prometo que vai ficar melhor".
Stay strong, Keaton. Don’t let them make you turn cold. I promise it gets better. While those punks at your school are deciding what kind of people they want to be in this world, how would you and your mom like to come to the Avengers premiere in LA next year? https://t.co/s1QwCQ3toi
— Chris Evans (@ChrisEvans) 10 de dezembro de 2017
A cantora Rihanna deixou uma mensagem no Instagram, onde partilhou uma fotografia de Keaton e escreveu na descrição: "Herói!".
Snoop Dogg também não ficou indiferente. Publicou o vídeo na sua conta de Instagram e escreveu que o “pequeno” Keaton pode ver nele um amigo para a vida.
O jogador de baseball Jarret Guarantano, do Tennessee, conheceu Keaton no domingo, e publicou uma fotografia no Twitter com o seu "novo melhor amigo … O irmão que eu sempre quis".
So I got the chance to spend the day with my new best bud Keaton. It was unbelievable to get to know him and realize that we have a lot in common. This dude is very special and has changed my life forever. Now I have the little brother I always wanted! God bless you my man pic.twitter.com/vMHVtnf2rC
— Jarrett Guarantano✞ (@BroadwayJay2) 11 de dezembro de 2017
Além de apoio moral, Keaton recebeu já vários convites. A atriz e cantora norte-americana Hailee Steinfield convidou o jovem do Tenessee a acompanhá-la na estreia do seu próximo filme na terça-feira.
Hi @Lakyn_Jones, could you pass this message along to Keaton? ❤ pic.twitter.com/3l8P4fKAqW
— Hailee Steinfeld (@HaileeSteinfeld) 10 de dezembro de 2017
A irmã mais velha de Keaton tem acompanhado todas as partilhas relacionadas com o vídeo e publicado mensagens de agradecimento pelo apoio que o menino tem recebido.
The Support is overwhelmingly! He is doing good and loving the awareness his video! #StandWithKeaton
— Lakyn 🎄 (@Lakyn_Jones) 10 de dezembro de 2017