Ler livros ajuda a perder peso - TVI

Ler livros ajuda a perder peso

  • Portugal Diário
  • 17 jun 2007, 10:55

Mas tem de ser um determinado tipo de livros. Saiba aqui quais

Relacionados
Ler livros de acção, aventura ou sexo faz perder duas vezes mais calorias do que se estiver parado. A conclusão é de um estudo britânico divulgado pela BBC.



Quando o corpo está imóvel gasta uma caloria por minuto, contudo, a companhia de um livro destas categorias pode ajudar a queimar o dobro das energias, reconhecem os investigadores.

De acordo com os especialistas do estudo, o motivo para a perda de peso encontra-se no enredo destes livros, que ajudam o organismo a produzir a hormona da adrenalina em maior quantidade, o que permite reduzir o apetite e, como consequência, ajuda a perder peso.

Mistério sim, hambúrguer no prato não

Depois de provado que os livros ajudam a emagrecer, os investigadores do estudo, patrocinado pela cadeia de livrarias britânica «Borders», não perderam tempo a fazer uma lista das obras que ameaçam competir com a balança.

O primeiro lugar é ocupado pelo thriller Pólo, da escritora britânica Jilly Cooper. De acordo com os especialistas, as 800 páginas sobre escândalos e sexo correspondem a um gasto de 1,1 mil calorias, o equivalente perdido de uma refeição completa de um hambúrguer no prato.

O segundo lugar no pódio pertence ao conhecido best-seller Código da Vinci, de Dan Brown. A leitura da obra que descreve a existência de um segredo mantido pela hierarquia da Igreja faz com que o leitor consuma 885 calorias.



Para quem não tem tempo disponível para gastar na leitura, bastam apenas duas horas a ler o Código da Vinci. E até pode comer uma tablete de chocolate enquanto lê. Neste caso não haverá problema pois já terá gasto 210 calorias com a «refeição literária».

Livros podem gerar biblioteca dietética/b>

«A ciência é clara», disse a porta-voz da Borders, Caroline Mileham. «Se a ideia tiver sucesso, temos de considerar uma secção dedicada aos livros que queimam calorias», argumentou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados