Isabel Alçada garante que acesso à universidade é «justo e equitativo» - TVI

Isabel Alçada garante que acesso à universidade é «justo e equitativo»

Isabel Alçada

Número de alunos que entraram na universidade via Novas Oportunidades cresceu 48 vezes em dois anos

Relacionados
A ministra da Educação assegurou este sábado que o acesso à universidade é «justo e equitativo», depois de ter sido noticiado que o número de alunos que entraram na universidade via Novas Oportunidades cresceu 48 vezes em dois anos.

«Tem havido um sistema equitativo e justo no acesso à universidade», afirmou aos jornalistas a ministra Isabel Alçada.

Conforme noticiou este sábado o semanário Expresso, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) solicitou à Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior que analisasse eventuais injustiças no acesso às universidades portuguesas, depois de se ter verificado um crescimento de 48 vezes do número de candidatos que entraram no ensino superior depois de completarem o programa Novas Oportunidades.

«Há uma cooperação com o Ministério do Ensino Superior e da Ciência para que o ensino superior receba alunos qualificados para frequentar os cursos superiores. No caso das Novas Oportunidades os alunos que acedem ao ensino superior são alunos que têm essa qualificação», realçou Isabel Alçada.

Contudo, segundo o Expresso, a Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior já terá entregue o parecer solicitado pelo ministro Mariano Gago, sugerindo duas alternativas: que os cursos de educação e formação de adultos em causa passem a prever a atribuição de uma classificação final, ou a criação de vagas adicionais para acolher os candidatos provenientes das Novas Oportunidades.

Segundo a governante, «os alunos que vão para os cursos do ensino superior oriundos das Novas Oportunidades têm tido muito bom percurso no ensino superior. Aquilo que está definido é aquilo que nós temos mantido».
Continue a ler esta notícia

Relacionados