Marcelo: «Programa do PSD é corajoso e arriscado» - TVI

Marcelo: «Programa do PSD é corajoso e arriscado»

Rebelo de Sousa defendeu este domingo na TVI que o programa eleitoral do PSD abre uma «clivagem» entre os sociais-democratas e socialistas

Relacionados
Marcelo Rebelo de Sousa defendeu este domingo no Jornal das 8 da TVI que o programa do PSD apresentado por Passos Coelho é «corajoso e arriscado» e abre uma clara «clivagem» no centro do eleitorado.

«Vai dar uma clivagem clara PS ¿ PSD. Ele não vai para o centro, é corajoso, é arriscado», disse. O professor considera que o líder do PSD não fez um programa para «conquistar o centro».

«As pessoas vêm se concordarem com o meu programa. É preciso salvar país e para salvar o país é preciso ir mais longe do que vai o FMI e a União Europeia. É um programa mais privatizador e liberalizador. E nesse sentido assume-se num partido de centro-direita que acha que vai conseguir fazer uma política social na base de mais mercado e mais iniciativa das pessoas e menos Estado. Não é a tradição em Portugal. A tradição é uma tradição de esquerda que a política social é feita com o Estado».

Marcelo Rebelo de Sousa assume que Passos Coelho escolhe «um caminho claro que nunca ninguém à direita ousou escolher assim», mas lembra que é um caminho arriscado. «Acabar com as empresas públicas é popular para uns, mas é desemprego para muitos. Ir mais longe naquilo que se vai privatizar e fechar quer dizer naturalmente que muitos eleitores pensam duas vezes. Há coisas que são populares. Há outras que significam uma aposta muito clara na escola privada, nos hospitais privados, numa privatização da economia», disse.

Para Rebelo de Sousa a explicação do programa irá centrar a chave para as eleições. «Eu acho que vai depender da reacção do eleitorado e de como vai perceber a mensagem social do PSD. É um programa que parece economicamente muito forte e estruturado. Agora é preciso explicar que há uma dimensão social».
Continue a ler esta notícia

Relacionados