Grandes bancos entram com pedido de garantias ao Estado para empréstimos - TVI

Grandes bancos entram com pedido de garantias ao Estado para empréstimos

dinheiro

Ministro das Finanças admitiu esta quinta-feira assinar alguns despachos em breve

Relacionados
Os três maiores bancos nacionais, BES, BCP e CGD, já deram entrada com o pedido de aval ao Estado para contraírem empréstimos.

Contactados pela Agência Financeira, fontes oficiais do Millennium BCP e do Banco Espírito Santo (BES), confirmaram o início do processo junto do Banco de Portugal (BdP), acrescentando o BCP que, inclusivamente, «já entregámos alguns documentos» que são solicitados neste processo.

Fonte oficial da CGD disse também à Agência Financeira que solicitaram um pedido «ao ministério das Finanças para emissão dívida garantida».

Esta tarde, no Parlamento, o ministro de Estado e das Finanças admitiu ainda não ter assinado nenhum despacho, mas admitiu que existiam já alguns pedidos em análise. Por isso, admite «ser possível que em breve venha a assinar alguns».

O ministro lembrou ainda que «a Lei prevê um conjunto de informações que devem ser prestadas pelos bancos» que pedem esses avales, que posteriormente serão analisadas pelo BdP e IGCP, que depois as passarão então ao ministro das Finanças que decidirá «com base no parecer emitido» por aquelas entidades.

Na quarta-feira também o presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, anunciou que tinham pedido a garantia do Estado para um empréstimo eventualmente de 750 milhões de euros, através do Citigroup.

Recorde-se que, por causa da crise, o Governo disponibilizou 20.000 milhões de euros como garantia do Estado para que os bancos possam recorrer, caso queiram melhorar as condições de acesso à liquidez no estrangeiro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados