Ministro deverá assinar algumas garantias à banca em breve - TVI

Ministro deverá assinar algumas garantias à banca em breve

Ministro das Finanças

(Notícia actualizada com mais pormenores)

Relacionados
O ministro de Estado e das Finanças, Teixeira dos Santos, adiantou esta quinta-feira no Parlamento que ainda não assinou nenhum despacho que permita a uma instituição financeira recorrer às garantias que o Estado está a disponibilizar.



Ainda assim, afirmou aos deputados acreditar «ser possível que em breve venha a assinar alguns», já que já há pedidos a serem analisados pelo Banco de Portugal e Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP).

Teixeira dos Santos foi questionado por Francisco Louçã, do Bloco de Esquerda, sobre um eventual aval ao Banco Privado Português (BPP), mas escusou-se a responder, dando uma resposta genérica.

Aumentos de capital «são naturais»

O ministro lembrou ainda que «a Lei prevê um conjunto de informações que devem ser prestadas pelos bancos» que pedem esses avales, que posteriormente serão analisadas pelo BdP e IGCP, que depois as passarão então ao ministro das Finanças que decidirá «com base no parecer emitido» por aquelas entidades.

Ainda sobre o facto do BPP estar a analisar um eventual aumento de capital, Teixeira dos Santos diz que «é muito natural que as instituições que queiram reforçar os rácios de solvabilidade peçam primeiro aos seus accionistas (injecções de capital) antes de recorrerem ao Estado».
Continue a ler esta notícia

Relacionados