Barroso admite revisão da política de combate à crise - TVI

Barroso admite revisão da política de combate à crise

Durão Barroso

Medidas do Governo português estão à altura de uma resposta

Relacionados
Os governos da União Europeia, inclusive o português, estão a responder adequadamente à crise, de acordo com o presidente da Comissão Europeia. Mas, ainda assim, Durão Barroso admite que possa ser feita uma revisão desta política.

«A União Europeia agiu bem e teve uma resposta muito adequada, portanto a situação está a evoluir. (No entanto,) não é de excluir que haja uma revisão da resposta em função daquilo que for necessário», afirmou o responsável à margem da inauguração da exposição sobre a moeda europeia, associando-se à celebração do 10º Aniversário da União Económica e Monetária e da criação do euro.

Além disso, Barroso sublinha que não se pode comparar a resposta dada pelos EUA com a da Europa uma vez que não dispõem dos mesmos meios. «Não é completamente correcto comparar os EUA e a Europa, e o tipo de resposta, sem ao mesmo tempo ter em conta o tipo de instrumentos que se dispõe de um de outro lado. Considerando ter 27 países e com os vários bancos centrais, conciliando todos esses factos, acho que a Europa teve uma resposta extremamente corajosa e determinada», disse.

Quanto às medidas tomada pela Europa serem suficientes, o presidente da Comissão Europeia quer esperar para ver.

E adianta: «Aquilo que já foi aprovado é o bom caminho. Congratulo-me com o facto dos governos estarem, no essencial, a cumprir aquilo que foi determinado em conjunto por isso encaro com alguma confiança a actual situação. Mas é uma situação extremamente difícil, a que nunca tínhamos assistido».

Em breve, a Comissão Europeia vai apresentar uma análise «rigorosa das medidas apresentadas pelos Governos, nomeadamente do português, que numa primeira análise estão de acordo com aquilo que foi definido no conjunto como uma resposta».
Continue a ler esta notícia

Relacionados