BMW prevê atingir resultados recorde em 2006 - TVI

BMW prevê atingir resultados recorde em 2006

BMW Z4 Coupe 5

A marca automóvel alemã BMW espera atingir resultados recorde este ano, depois de em 2005 ter conseguido resultados líquidos de 2,23 mil milhões de euros, praticamente ao nível de 2004, anunciou hoje o presidente da companhia, Helmut Panke.

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Falando na conferência anual de apresentação de resultados, Helmut Panke destacou que a BMW atingiu em 2005 lucros muito próximos do recorde de 2004 (2242 milhões de euros) apesar da conjuntura muito desfavorável que afectou a indústria automóvel e de obstáculos como os efeitos cambiais e o alto preço das matérias-primas.

Para 2006, Panke apontou como objectivo do grupo um resultado antes de impostos de 4 mil milhões de euros, resultados operacionais recorde e as maiores vendas de sempre.

O responsável indicou que nos dois primeiros meses do ano as vendas da companhia cresceram 14% e assinalou que a BMW liderou em 2005 o segmento Premium, com vendas de quase 1,13 milhões de veículos (mais 10,1%).

Este resultado permitiu à BMW aumentar a distancia em relação aos mais directos competidores do segmento Premium, tanto em número absoluto, como em percentagem.

Também indicou que as vendas de motas BMW cresceram 5,6% no ano passado, para 97 500 unidades.

O presidente da BMW anunciou que o grupo, que detém as marcas BMW, Mini e Rolls Royce, pretende manter e reforçar a liderança do segmento Premium nos próximos anos.

Em 2005 o volume de negócios do grupo BMW cresceu 5,2%, para 46,6 mil milhões de euros.

As vendas do Mini deverão baixar em 2006 devido à reconversão da fábrica de Oxford (Reino Unido) para aumentar a capacidade de produção e responder à procura crescente, que obriga a paragens de produção na unidade industrial, que funciona sete dias por semana.

Helmut Panke destacou que, enquanto muitas companhias efectuaram reestruturações com cortes de pessoal, nos últimos cinco anos o grupo criou 12 mil postos de trabalho, 11 mil dos quais na Alemanha, empregando 105 798 pessoas no fim de 2005.

O responsável assinalou também que, desde que em 2001 a companhia começou a sua iniciativa de mercado e produto, passou de uma marca Premium (BMW) e seis séries de modelos diferentes para três marcas Premium (BMW, Mini e Rolls Royce) e 10 séries de modelos.

Para este ano, disse, está previsto o lançamento de actualizações de modelos existentes e a introdução de novos modelos no mercado.

No desenvolvimento de novos modelos e na extensão da sua capacidade de produção, a BMW espera investir 19 milhões de euros entre 2005 e 2009, revelou o presidente do grupo.

Salientou igualmente que com a criação da subsidiária em Portugal, a BMW tem agora representação directa em todos os países da Europa Ocidental.

Com a implantação das subsidiárias, disse, as vendas em Portugal cresceram mais de 50% em 2005.
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