Câmaras baixam imposto sobre imóveis - TVI

Câmaras baixam imposto sobre imóveis

Câmaras baixam imposto sobre imóveis

Muitas das 308 câmaras decidiram reduzir as taxas de imposto que incidem sobre os imóveis detidos em 2005.

Relacionados
Os contribuintes que desde ontem começaram a pagar o imposto municipal sobre imóveis (IMI) referente às casas ou prédios que detinham em 2005 vão ser tributados a uma taxa de imposto inferior à que estiveram sujeitos pelos imóveis detidos em 2004, avança o «Diário de Notícias».

Isto porque um número significativo de câmaras municipais decidiu baixar a taxa de IMI a aplicar.

Recorde-se que o Código do IMI deixa às câmaras municipais a possibilidade de definirem qual a taxa de imposto a pagar dentro de um intervalo pré-estabelecido.

Para os prédios que não foram objectivo de transacção após 2003, e como tal o seu valor fiscal foi actualizado com base em factores de desvalorização da moeda, esse intervalo varia entre 0,5% e 0,8%.

Já os prédios que foram transaccionados após 2003 e, como tal, foram reavaliados com base nas novas regras do IMI, o intervalo varia entre 0,2% e 0,5%.

No ano passado, e face aos imóveis detidos em 2004, 159 dos 308 municípios (51,6%) cobravam a taxa máxima de imposto permitida por lei, ou seja, 0,8% para os prédios que foram reavaliados por um método de desvalorização da moeda, e de 0,5% para os prédios que foram transaccionados após 2003.
Continue a ler esta notícia

Relacionados