Chamadas ao segundo atraem poucos clientes de telemóveis - TVI

Chamadas ao segundo atraem poucos clientes de telemóveis

  • Rui Pedro Vieira
  • 9 out 2008, 09:50
Telemóveis

TMN e Vodafone dizem que quem os escolhe fala pouco

Relacionados
Os tarifários que cobram as chamadas de telemóvel ao segundo chamaram pouco à atenção dos portugueses, desde que passaram a ser disponibilizados pelos operadores nacionais em Junho, depois do avanço da proibição contra os arredondamentos em alta.



A Agência Financeira contactou a TMN, a Vodafone e a Optimus, sendo que os dois maiores operadores reconheceram, mesmo sem avançarem números concretos, que a adesão aos novos planos que cobram uma chamada ao segundo, depois de um período inicial de 10 segundos, foi residual. Já a Optimus optou por não responder.



«Houve uma adesão, mas este tipo de tarifários interessou a um tipo de clientes que não faz do telemóvel uma utilização tão exaustiva. Falam pouco», disse fonte oficial da TMN à AF.



Já para o director da unidade de negócios particulares da Vodafone Portugal, Mário Vaz, não se sentiu uma grande migração para estes planos «porque esta oferta se adequa a um perfil de cliente claramente minoritário no mercado nacional».

Clientes têm poucas queixas e dúvidas sobre chamadas ao segundo





«Actualmente o mercado português de comunicações móveis tende para planos de preços que ofereçam ao cliente vantagens relacionadas com a oferta de comunicações a 0 cêntimos, apresentando a Vodafone soluções pré-pagas e pós-pagas muito apelativas com estas características», acrescentou o mesmo responsável.



Operadores estão «a apalpar terreno»



A TMN reconhece, no entanto, que «o serviço ainda é recente e nós próprios, como operadores, estamos ainda a apalpar terreno».



Esta constatação de que os modelos de tarifação ao segundo actualmente disponíveis só compensam quem utiliza pouco o telemóvel segue na linha de um estudo que a Associação de Defesa do Consumidor (Deco) avançou, no mês passado, que concluiu que 11 dos novos tarifários criados pelos operadores depois da introdução da lei, que proíbe os arredondamentos em alta, são indicados para quem realiza chamadas curtas.



Na altura, a associação constatou ainda que as tarifas ao segundo têm «preços iguais ou muito semelhantes entre os diferentes operadores», embora a diferença dos preços ditos tradicionais e ao segundo numa mesma rede se verifique «mais cedo na Optimus e Vodafone do que na TMN, porque esta tem tarifários mais caros».
Continue a ler esta notícia

Relacionados