Eleição de cada deputado custa 90 mil euros - TVI

Eleição de cada deputado custa 90 mil euros

Parlamento

A eleição de cada um dos 230 deputados vai custar cerca de 90 mil euros. Os cinco partidos com assento parlamentar prevêem gastar na próxima campanha eleitoral mais de 20 milhões de euros.

Dos bolsos do Estado sairá mais de um terço deste montante. O CDS/PP foi, de longe, o partido que mais fundos conseguiu angariar na sociedade civil para captar votos: 2,6 milhões de euros, refere o jornal «A Capital».

Os valores apresentados e divulgados ontem pelo Tribunal Constitucional, revelam que só os dois partidos que estão no Governo ¿ PSD e CDS-PP ¿ vão gastar 14 milhões de euros, entre cartazes, comícios e publicidade. Por outro lado, os orçamentos do PCP e o Bloco de Esquerda juntos equivalem a 1,6 milhões. O PS tenciona gastar em campanha 4,8 milhões de euros.

Os valores apresentados pelo PSD correspondem ao limite máximo permitido por lei: 7,3 milhões de euros. A maior fatia ¿ tal como nos outros partidos ¿ vai para os gastos com propaganda. A maioria deste dinheiro virá dos cofres do partido (55,7%), enquanto que o Estado pagará 2,8 milhões de euros. Para esta campanha, o PSD apenas conseguiu reunir 500 mil euros através da angariação de fundos.

Noutro extremo, o CDS/PP conseguiu um valor cinco vezes superior ao do seu parceiro de coligação: 2,6 milhões de euros, ou seja, cerca de 500 mil contos. Ao todo, os populares vão gastar 6,8 milhões de euros na campanha eleitoral. Como apresenta menos candidatos à Assembleia da República que o PSD nesta eleição, o valor apresentado no Tribunal Constitucional pelo PP é também o máximo permitido por lei. Se o partido conseguir eleger 14 deputados como na eleição passada, cada um dos parlamentares centristas custará cerca de 500 mil euros.

O valor que o CDS-PP prevê gastar com a propaganda (4 milhões de euros), é quase o total do orçamento do PS para a campanha: 4,9 milhões de euros. E nem o partido mais bem colocado nas sondagens para formar o próximo Governo conseguiu angariar tantos fundos como o partido de Paulo Portas ¿ os socialistas ficaram-se pelos 1,6 milhões de euros. O Estado pagará mais de metade da campanha do PS.

Quanto aos partidos mais à esquerda, suportam a sua campanha eleitoral quase totalmente nas subvenções estatais. A CDU prevê gastar 862 mil euros, sobretudo em propaganda política. Mais de dois terços deste dinheiro é pago pelo Estado. Os comunistas apenas conseguiram 50 mil euros na angariação de fundos.

O Bloco de Esquerda conta gastar 730 mil euros ¿ o Estado pagará mais de 80 por cento. Se o BE eleger três deputados como em 2002, cada um custará cerca de 250 mil euros.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE