Regulador confirma que luz aumenta mais 1 euro/mês em 2008 - TVI

Regulador confirma que luz aumenta mais 1 euro/mês em 2008

Electricidade

Regiões autónomas são as mais penalizadas

Relacionados
Está confirmado: o preço da electricidade vai aumentar em média 2,9 por cento, ou seja, 1 euro por mês a partir do próximo mês de Janeiro e, pelo menos, até Dezembro.

Recorde-se que, em Outubro passado, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que tem esse pelouro, apresentou a sua proposta de valores para 2008. A partir daí, o conselho tarifário teve um mês para dar o seu parecer, agora divulgado e que reitera as subidas propostas.

Desta forma, a maioria dos consumidores de Portugal Continental (baixa tensão normal inferior a 20,7 kVA), vai assistir a um aumento da tarifa de venda da energia eléctrica de 2,9%. Este valor percentual vai reflectir-se em mais 1,09 euros por mês na factura de mais de 5,7 milhões de portugueses.



Já a indústria, vai ver os preços agravados em média 3,1%, sendo que os clientes de muito alta e alta tensão pagarão mais 3,9%. Ainda os clientes de baixa tensão especial (BTE), os custos com a electricidade vão aumentar 2,5%.

As regiões autónomas são onde os consumidores são mais penalizados. Nos Açores, a maioria dos domésticos vai pagar mais 3,3% e, os da Madeira, 5,8%, que é justificado pela necessidade de uma convergência tarifária com o Continente que tinha preços bem mais elevados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados