Sampaio com a maior missão empresarial de sempre em Pequim - TVI

Sampaio com a maior missão empresarial de sempre em Pequim

Jorge Sampaio

O presidente português, Jorge Sampaio, inicia hoje uma visita de uma semana à China destinada a consolidar as boas relações políticas entre os dois países e tentar desenvolver a incipiente cooperação económica bilateral.

A chegada de Jorge Sampaio a Pequim está prevista para as 18:15 (10:15 em Lisboa), mas a cerimónia oficial de boas vindas, no Grande Palácio do Povo, no centro da capital chinesa, só decorrerá quarta-feira à tarde.

Mais de cem homens de negócios, da banca à cortiça, acompanham o presidente, na maior missão empresarial promovida por Jorge Sampaio ao longo dos seus dois mandatos.

A China é uma das mais dinâmicas economias do mundo, com um crescimento médio anual de 9,5 por cento desde que o Partido Comunista Chinês adoptou a política de "Reforma e Abertura", no final da década de setenta.

No avião fretado pela presidência da República viajam também os ministros dos Assuntos Económicos e dos Negócios Estrangeiros, Álvaro Barreto e António Monteiro, respectivamente, representantes dos principais partidos com assento parlamentar e mais de uma dezena de jornalistas.

Além do seu homólogo chinês, Hu Jintao, Sampaio vai encontrar- se com o presidente da Assembleia Nacional Popular, Wu Bangguo, o primeiro-ministro, Wen Jiabao, e o antigo presidente Jiang Zemin, que visitou Portugal em Outubro de 1999.

O programa da visita inclui três semanários económicos, em Pequim, Xangai e Macau.

"Não há qualquer contencioso (político) entre Portugal e a China. A nossa deficiência é a nível económico", disse um assessor do presidente português.

Pelas contas chinesas, que não incluem as transacções feitas através das novas Regiões Administrativas Especiais de Hong Kong e Macau, nos primeiros 11 meses de 2004, o comércio bilateral somou apenas 786 milhões de dólares, o que representa 0,5 por cento das trocas comerciais entre a China e a União Europeia.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE