Vítor Constâncio defende Pacto de Regime para resolver défice (Actualização) - TVI

Vítor Constâncio defende Pacto de Regime para resolver défice (Actualização)

Vitor Constâncio

(Actualiza com declarações de Vítor Constâncio) O Governador do Banco de Portugal (BdP), Vitor Constâncio, disse esta quinta-feira considerar positivo a assinatura de um Pacto de Regime entre os vários partidos de forma a resolver o problema orçamental.

Na apresentação do Boletim Económico do Banco de Portugal, referente a Dezembro, o Governador do BdP, disse que partilhava da opinião do Presidente da República, Jorge Sampaio, sobre esta matéria, uma vez que o equilíbrio das finanças públicas é uma questão que interessa a todos, independentemente, de quem venha a estar no Governo, depois de Fevereiro.

«Acho que isso era positivo. Disse-o várias vezes no passado em vários momentos em que essa questão foi suscitada e até objecto de iniciativas concretas (¿)», disse.

O Governador acrescentou que «deveria haver a compreensão de que a resolução do problema orçamental é do interesse de todos, independentemente das diferenças legítimas que têm em relação à orientação da política fiscal, da composição das despesas e até do nível das despesas.»

Tudo em prole do interesse do país, uma vez que «na situação em que chegámos será fácil haver um consenso em torno da ideia (do problema orçamental) (¿) temos que realmente resolver o problema», voltou a afirmar.

Sobre as questões que um eventual Pacto de Regime envolveria, para além do défice, Constâncio disse apenas que «não vou alargar a ambição de um acordo desse tipo (¿) reagi apenas à pergunta em torno da resolução do problema orçamental.»
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE