Galp: consumo de gasolina caiu em 2008 - TVI

Galp: consumo de gasolina caiu em 2008

  • Sónia Peres Pinto
  • 4 mar 2009, 07:01
Petróleo ao mesmo preço, mas gasóleo mais caro

Petrolífera investiu quase metade do que previa. Espanha recebe grande parte da fatia

Relacionados
O consumo de combustíveis caiu durante o ano passado, provocando uma queda de quota de mercado junto da Galp Energia, principalmente no caso da gasolina, segundo revelam os dados a que a Agência Financeira teve acesso.

A quota de mercado de gasolina recuou quase 1%, mesmo assim revela uma melhor «performance» em relação ao resto sector, em que a mesma recuou quase 8%.

Consultora diz que Galp tem 400 trabalhadores a mais

Galp promete manter investimento mesmo com crise

Já no gasóleo, as notícias foram melhores para a Galp. Apesar de ter registado uma quebra no consumo de 1,5% em finais de 2008, a petrolífera portuguesa conseguiu atingir uma quota de mercado de mais 0,3%, no final do ano. Ao contrário do sector, em que a quota de gasóleo recuou na casa dos 3%.

Também o negócio do GPL recuou. A quota de mercado da petrolífera deslizou perto de 1%, no ano passado.

Apenas o petróleo e a actividade do jet fuel registaram uma subida de vendas.

Espanha com maior fatia do investimento

A petrolífera portuguesa, segundo o mesmo documento a que AF teve acesso, investiu, no ano passado, mais de 50% do valor previsto. A Galp previa investir mais de 400 milhões de euros e até Novembro executou perto de 200 milhões de euros.

Segundo as contas, a que Agência Financeira teve acesso, o maior montante aplicado coube ao negócio em Espanha, que absorveu um investimento na casa dos 180 milhões de euros. Já no retalho foi investido cerca de 17 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados