Fisco recupera mil milhões de euros com cobrança coerciva - TVI

Fisco recupera mil milhões de euros com cobrança coerciva

dinheiro

O Fisco já recuperou mil milhões de euros de impostos em dívida, através de cobranças coercivas.

Relacionados
A Administração Fiscal diz em comunicado que este é o ano em que atingiu mais cedo este limiar de cobrança, antecipado em cerca de um mês face ao ano passado. Face a 2005, a cobrança cresceu cerca de 30%.

O número de pagamentos efectuados em processos de cobrança coerciva atingiu os 882.237 documentos de pagamento emitidos no período em análise, valor que supera em 26% o número conseguido entre 1 de Janeiro e 20 de Agosto de 2006, que foi de 699.694. Em relação ao referido período de 2005, em que se atingiu 483.764 documentos, o acréscimo conseguido foi de 82%.

«O nível de cobrança alcançado este ano está em linha com a previsão para este período do ano», diz, lembrando que o objectivo de cobrança coerciva para este ano de 2007 é de 1600 milhões de euros.

Lista de devedores rendeu 167 milhões

Também a publicitação da lista de devedores permitiu que do total de contribuintes envolvidos, 5.429 devedores efectuassem o pagamento parcial ou total da dívida, proporcionando uma cobrança agregada de 167 milhões de euros.

A recuperação alcançada deve-se também ao facto de estar em curso, em todo o país e desde o início deste ano, um plano de qualificação e saneamento da base de dados das dívidas, que envolveu a análise minuciosa e a certificação de cerca de dois milhões de processos. Esta medida visa o aumento do grau de sofisticação tecnológica e da automatização segura de procedimentos, que os novos sistemas informáticos, recentemente implementados, vieram incorporar no processo de cobrança coerciva de dívidas fiscais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados