Fisco cobra multas de 132 milhões aos contribuintes - TVI

Fisco cobra multas de 132 milhões aos contribuintes

Fisco: 6 mil funcionários processam Estado

O Fisco arrecadou 132 milhões de euros em coimas aos contribuintes, só entre 1 de Janeiro e 21 de Agosto de 2007.

Relacionados
Em comunicado, a Administração Fiscal explica que este valor acresce aos mil milhões de euros conseguidos através de cobranças coercivas de impostos em falta.

As coimas foram cobradas aos contribuintes que praticam ilícitos fiscais, e atingem assim um valor que é um recorde histórico. O objectivo para o corrente ano, ao nível de cobrança de coimas, é de 200 milhões de euros.

«O valor conseguido só foi possível devido à implementação de um novo sistema informático de gestão de processos de contra-ordenação para aplicação de coimas por infracções fiscais, que automatizou integralmente o respectivo procedimento administrativo», refere o Fisco.

Através do referido sistema cada processo de contra-ordenação passou a demorar, em média, 74 dias até ser extinto, um prazo muito inferior aos cerca de 14 meses que, em média, demorava anteriormente a tramitação anual dos processos.

«Com este novo sistema, a DGCI alcançou um elevado grau de eficácia no efectivo sancionamento da evasão e do incumprimento fiscais», conlcui.
Continue a ler esta notícia

Relacionados