Manoel Oliveira filma conto de Eça de Queirós - TVI

Manoel Oliveira filma conto de Eça de Queirós

  • Portugal Diário
  • 30 mar 2007, 15:00

«Singularidades de uma rapariga loira» é o nome do projecto

Relacionados
O realizador Manoel de Oliveira anunciou esta sexta-feira que o seu próximo filme terá por título «Singularidades de uma rapariga loira» e se baseará no conto homónimo de Eça de Queirós, noticia a Lusa.

O cineasta falava à margem da assinatura de um protocolo pelo Ministério da Cultura, Rádio e Televisão de Portugal (RTP) e as empresas cinematográficas Lusomundo e Tóbis, que garantem um financiamento superior a 700.000 euros para poder terminar um filme em rodagem, «Cristóvão Colombo - O enigma», e iniciar as filmagens de «Singularidades de uma rapariga loira».

«Colombo será terminado em Nova Iorque e estreia em Junho em Washington», indicou o realizador.

Relativamente ao próximo projecto, Manoel de Oliveira, que se declarou «cheio de ideias», não quis adiantar mais pormenores, nomeadamente quem será o produtor e quem integrará o elenco.

«O mais velho realizador do mundo»

Quanto ao protocolo assinado, o cineasta confessou estar «feliz» mas observou «não querer sobrepor-se aos outros».

Falando na cerimónia, Manoel de Oliveira disse que não há «realizadores melhores que outros. Todos somos grandes», anotou, sendo ele «apenas o mais velho realizador do mundo».

«Sinto-me feliz - acrescentou - porque o cinema é o mais importante para mim e nada mais me importa que realizar os meus projectos e encontrar pessoas que me auxiliem».

A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, descreveu a assinatura deste protocolo como «a melhor forma para lançar as comemorações do próximo ano do centenário de Manoel de Oliveira, que está com grande vitalidade e grande actividade profissional e artística».

Dirigindo-se ao cineasta como «mestre Manoel de Oliveira», a ministra realçou ainda que este protocolo «faculta meios para que possa tranquilamente executar os dois filmes que tem em projecto sem que tenha de se sujeitar aos concursos habituais de atribuição de subsídios».
Continue a ler esta notícia

Relacionados