Submarinos: Tridente vai passar a ser «português» a partir de quinta-feira - TVI

Submarinos: Tridente vai passar a ser «português» a partir de quinta-feira

Submarino nuclear

Almirante Melo Gomes vai à cerimónia do hastear da bandeira portuguesa

Relacionados
ACTUALIZADA ÀS 14h00

O chefe do Estado Maior da Armada (CEMA), almirante Melo Gomes, vai estar na quinta-feira na Alemanha para o hastear da bandeira portuguesa no submarino Tridente, disse à agência Lusa fonte parlamentar.

A cerimónia de transferência da bandeira alemã para a portuguesa, em Kiel, na Alemanha, vai ter lugar uma semana depois de os testes de mar do Tridente terem sido concluídos.

Depois, o submarino irá acolher os 33 militares portugueses que vão constituir a sua guarnição.

Com mais de duas mil toneladas de peso (em imersão) e com quase 68 metros de comprimento, o submarino alemão tem uma autonomia de 12 mil milhas, para além de vários sensores e um sistema de armas composto por mísseis de longo alcance mar mar e mar terra, torpedos de longo alcance, minas e armamento ligeiro para protecção própria quando a navegar à superfície.

O Tridente é o primeiro de dois submarinos comprados por Portugal ao German Submarine Consortium (GSC) em 2004, por um valor próximo de mil milhões de euros.

Segundo a página da Internet da Marinha, o segundo submarino, Arpão, deverá chegar a Portugal durante o primeiro trimestre de 2011.
Continue a ler esta notícia

Relacionados