Alunos portugueses «chumbam» a Ciências - TVI

Alunos portugueses «chumbam» a Ciências

  • Portugal Diário
  • 29 nov 2007, 16:50

Estudo: na União Europeia, só Grécia, Bulgária e Roménia são piores

Relacionados
Os alunos portugueses de 15 anos estão «significativamente abaixo» da média dos seus colegas da OCDE a nível de conhecimentos científicos, ocupando a 37ª posição entre 57 países, segundo os resultados parciais do estudo PISA 2006, hoje divulgados, noticia a Lusa.

Elaborado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), o estudo avaliou no ano passado os conhecimentos científicos dos estudantes que estão a terminar o ensino obrigatório, comparando os resultados dos vários países envolvidos (30 países da organização e 27 parceiros).

Numa escala até 600, os estudantes portugueses alcançaram uma pontuação de 474, enquanto a média global é de 491 pontos.

Com este resultado, Portugal figura em 37º lugar, integrando o conjunto de 32 países com valores inferiores à média.

Entre os 25 países da União Europeia (UE) que participaram no PISA (Programme for International Student Assessment), só a Grécia, Bulgária e Roménia registam pontuações mais baixas do que a portuguesa.

Finlândia lidera

A tabela global volta a ser liderada pela Finlândia, cujos estudantes alcançaram uma pontuação de 563 valores, seguida pelo Canadá, que obteve 534.

Só na terça-feira serão divulgadas as conclusões globais deste estudo, que inclui uma análise entre os resultados dos alunos e o Produto Interno Bruto do respectivo país, assim como os gastos públicos médios por estudante.

Realizado de três em três anos, o estudo internacional centrou-se no ano passado na avaliação dos conhecimentos científicos dos alunos e na capacidade de relacionar e aplicar a ciência em situações da vida quotidiana, depois de em 2003 ter focado, sobretudo, a aprendizagem da matemática e em 2000 ter-se concentrado na leitura.

«Chumbo» repetido

Nos dois estudos anteriores, os alunos portugueses tinham também «chumbado», ficando igualmente abaixo da média.

A nível da Matemática, Portugal surgiu em 25º lugar entre 29 países analisados, com apenas um por cento dos jovens a responder com sucesso às questões mais complexas.

Já no que diz respeito à literacia da leitura, sobretudo avaliada no estudo de 2000, metade dos alunos portugueses (52 por cento) não foi além do nível dois, o que significa que foram apenas capazes de realizar tarefas básicas de leitura e interpretação de texto. Na média dos países da OCDE, só 40 por cento dos estudantes se encontravam neste nível.

O PISA foi lançado em 1997 para monitorizar, numa perspectiva comparativa a nível internacional, os resultados dos sistemas educativos em termos de desempenho dos alunos, medindo a capacidade dos jovens de 15 anos na literacia em leitura, Matemática e Ciências.
Continue a ler esta notícia

Relacionados