Professores apresentam nova proposta de carreira - TVI

Professores apresentam nova proposta de carreira

Professores apresentam nova proposta de carreira

Associação Nacional de Professores propõe à ministra adiar tempo de chegada ao topo dos docentes

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A Associação Nacional de Professores (ANP) apresentou, esta sexta-feira, à ministra da Educação uma proposta de progressão da carreira que adia o tempo de chegada ao topo. A mesma proposta inclui mecanismos de avaliação que eliminam a lógica das quotas para as melhores notas, noticia a Lusa.

«Apresentámos [à ministra Isabel Alçada] como proposta que o percurso de progressão da carreira dos professores poderia chegar no limite aos 34 anos [de profissão], ou seja o professor atingiria o topo de carreira aos 34 anos [de profissão]», disse o presidente da ANP, João Grancho, no final de uma reunião no Ministério da Educação.

A actual proposta do Ministério da Educação é de 32 anos para atingir o topo de carreira.

O responsável da ANP ressalvou que, na proposta que apresenta, o topo de carreira estaria reservado para os professores avaliados com uma nota de «Bom».

O elemento de «reconhecimento do mérito» deste modelo, acrescentou, seria introduzido através de um mecanismo em que o professor se auto-propunha para avaliação. Nesse caso, sublinhou, a carreira já não se desenvolveria em 34 anos, mas eventualmente em 28 anos.

João Grancho também disse à ministra que é «preciso calma para construir um processo adequado e consistente» de avaliação de desempenho. Na opinião da ANP, este ano escolar e o próximo seriam usados para construir, testar e experimentar um modelo que apenas seria aplicado, «totalmente e com todas as suas consequências, a partir de 2011-2012». Até lá, ressalvou, seria aplicado um sistema de avaliação simplificado.

O mesmo responsável disse também à ministra da Educação que é necessário «um órgão de autoregulação da profissão docente, suportado num código deontológico do professor» que ainda não existe. «Deixámos bem vincado que há um trabalho que cabe aos professores fazer, que é construir dentro da classe, das suas escolas, os referentes da sua própria profissão», concluiu.
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