Professores com «grande determinação» para a greve - TVI

Professores com «grande determinação» para a greve

Manifestação de professores (Hugo Beleza)

Mário Nogueira fez balanço da jornada de reflexão

Relacionados
O secretário-geral da Fenprof faz um «balanço muito positivo» da jornada de reflexão sobre avaliação e a revisão do estatuto da carreira que os sindicatos dos professores promoveram esta terça-feira nas escolas, noticia a Lusa.

Mário Nogueira disse ter conhecimento da realização de reuniões de professores «muito participadas» nas escolas de Norte a Sul do país, mas admitiu não ter dados definitivos sobre a iniciativa convocada pela Plataforma Sindical.

Professores vão manifestar-se à porta de Cavaco

«Hoje, a ideia era fundamentalmente ouvir os professores. Saber até onde os colegas estão dispostos a ir em termos de luta», afirmou.

Segundo Mário Nogueira, existe, neste momento, «uma grande determinação dos professores em relação à greve» nacional marcada para 19 de Janeiro.

Os sindicatos de professores organizaram uma «jornada de reflexão e luta» nas escolas de todo o país, com a realização de plenários sobre a manutenção, ou não, da suspensão do modelo de avaliação de desempenho, a revisão do Estatuto da Carreira Docente, que arranca dia 28, pronunciando-se ainda sobre eventuais novas formas de luta.

Pais precupados com «mal-estar que se vive nas escolas»

«Não faz parte do nosso cardápio de lutas, greves por tempo indeterminado», disse, procurando acautelar a posição dos professores quanto à «instabilidade» que venha a verificar-se nas escolas no fim do ano lectivo.

Mário Nogueira apelou ao Governo para «não introduzir nas escolas uma instabilidade terrível» no último período, insistindo na suspensão do actual modelo de avaliação.

«Não queremos fazer acções que prejudiquem o normal funcionamento das escolas no final do ano», assegurou.

O sindicalista sublinhou ainda que a greve nacional convocada para a próxima segunda-feira, 19 de Janeiro, «foi o último recurso» dos professores.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE