Queixas de violência doméstica disparam - TVI

Queixas de violência doméstica disparam

  • Portugal Diário
  • 5 fev 2008, 16:24
Violência [arquivo]

Denúncias duplicaram desde 2000. Mulheres são as grandes vítimas

Relacionados
As queixas de violência doméstica duplicaram em Portugal nos últimos oito anos. Desde 2000, o número de agressões participadas às autoridades tem crescido a um ritmo preocupante: uma média de 11,2 por cento por ano. Segundo publica o Jornal de Notícias, há oito anos a PSP e a GNR registaram 11162 denúncias, enquanto em 2006 o número de participações atingiu as 20.595.



Casa: um palco de violência

Matou o marido porque a «maltratou»

As mulheres continuam a ser o grande alvo da violência doméstica - 87 por cento das vítimas são do sexo feminino. E a maior parte das queixas refere-se mesmo a casos de maus tratos por parte do cônjuge: entre as 8.857 denúncias recebidas no ano passado pelo Núcleo Mulher e Menor da GNR (NMUME), 8.592 foram especificamente de violência conjugal. Agressões que, por vezes, apenas são reveladas com a morte - nos últimos dois anos, contabilizaram-se mais de 50 homicídios.

Números alarmantes, mas que, ainda assim, estarão longe de ser um espelho fiel da realidade, como alerta Elza Pais, presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade do Género. «Não tenhamos dúvidas, ainda, de que a maioria dos casos não é sequer denunciada.Talvez dois terços ainda fiquem escondidos», referiu ao JN.

Apesar disso, o aumento das queixas «indicia também menos tolerância da sociedade e menos medo em denunciar as situações», num País onde os abusos contra as mulheres ainda são um hábito.
Continue a ler esta notícia

Relacionados