Três dezenas recordam em Lisboa ataque de Israel a Gaza de há dois anos - TVI

Três dezenas recordam em Lisboa ataque de Israel a Gaza de há dois anos

Ataques em Gaza

Iniciativa foi convocada através da rede social Facebook

Relacionados
Cerca de três dezenas de pessoas assinalaram esta segunda-feira na baixa lisboeta o segundo aniversário do ataque israelita à Faixa de Gaza, reclamando em cartazes o boicote a Israel e proclamando a solidariedade com a Palestina, noticia a Lusa.

Um dos organizadores, Pedro Azevedo Peres, explicou à agência noticiosa que «a razão de ser [da iniciativa] é recordar que faz hoje dois anos que se iniciou o massacre da população palestina em Gaza».

Entre os presentes contavam-se a socialista Ana Benavente, José Falcão, da organização SOS Racismo, e Alan Stoleroff, docente do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, além de representantes dos designados Comité Palestina, Associação Abril e Plataforma Anti-Guerra e Anti-NATO.

Convidadas a participar, a Amnistia Internacional e a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses enviaram votos de sucesso, adiantou Peres.

Falando a título individual, «enquanto cidadão», Peres disse que a iniciativa resultou de uma troca de impressões entre amigos, através do Facebook.

Peres considerou ainda que «o Governo português hoje está em certa medida atado de pés e mãos», uma vez que «tem de alinhar as suas políticas conjuntamente com a União Europeia [UE]».

Acrescentou que «gostaria que o Governo português e a UE tivessem uma posição mais firme contra a colonização, o muro da vergonha, o bloqueio de Gaza. Isso implica tomadas de posição e até sanções contra Israel».

Recusando alinhamentos com as autoridades palestinianas - «não estamos interessados nem nas facções Hamas, nem na Fatah» -, Peres frisou que a iniciativa pensou apenas «nas pessoas que sofrem: um milhão e quinhentas mil pessoas que estão no maior campo de concentração que existiu no mundo a céu aberto».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE