Casa Pia: novos exames às vítimas até final do mês - TVI

Casa Pia: novos exames às vítimas até final do mês

  • Portugal Diário
  • 10 mar 2008, 10:16

Nove jovens tiveram de repetir perícias por os testes anteriores terem sido colocados em causa em tribunal

Relacionados
As novas perícias pedidas pelo Tribunal a algumas das alegadas vítimas do processo Casa Pia deverão estar concluídas até ao final de Março, disse esta segunda-feira à Lusa o director da Delegação Sul do Instituto Nacional de Medicina Legal.

O colectivo de juízes do processo Casa Pia, presidido por Ana Peres, ordenou na fase inicial do julgamento novas perícias às personalidades de nove das 32 alegadas vítimas do processo, por terem sido colocados em causa os testes anteriores em tribunal.

Casa Pia: ela esteve na casa de Jorge Ritto

«Carlos Cruz é a grande figura deste julgamento»

O director da Delegação Sul do Instituto de Medicina Legal, Jorge Costa Santos, explicou que a entrega da maioria dos resultados periciais está dentro do prazo inicialmente previsto, que era até meados de Março, mas admitiu que algumas das perícias possam «atrasar-se um pouco» mais, devido designadamente ao facto de alguns dos jovens terem faltado na data marcada para os exames.

«Somos sensíveis às necessidades do Tribunal e estamos a fazer tudo para cumprir com celeridade as perícias, mas não se pode saltar etapas», afirmou Jorge Costa Santos, explicando que as últimas perícias foram solicitadas no último trimestre do ano passado.

Jorge Costa Santos sublinhou que para a realização destas perícias «foi preciso reunir vários peritos», alguns deles «oriundos de outras partes do país», o que também se repercute no andamento dos trabalho, contribuindo para isto também o facto de alguns jovens terem faltado aos testes psicológicos e ter sido necessário agendar nova marcação.

«Embora percebendo as necessidades e a urgência invocadas pelo tribunal, é preciso ter em conta as dificuldades concretas operacionais com que os peritos se têm vindo a confrontar. Não é apenas entrevistar e observar, é também necessário coligir outros elementos, nomeadamente testes psicológicos, discuti-los em sede colegial e elaborar os respectivos relatórios periciais», argumentou o director.

Contudo, Jorge Costa Santos considera que «não se pode falar de atrasos», uma vez que a previsão para a conclusão das perícias, que estão a ser realizadas pelo Serviço de Clínica Forense, apontava para meados de Março.
Continue a ler esta notícia

Relacionados