Rede de contrabando cultural operava entre Portugal e Espanha - TVI

Rede de contrabando cultural operava entre Portugal e Espanha

Sociedade

Polícia espanhola conseguiu desmantelar o grupo

A polícia espanhola anunciou o desmantelamento de uma rede de contrabandistas de bens culturais e armas que operava entre Portugal e Espanha, numa operação em que foram detidas seis pessoas e indiciadas sete.

A operação permitiu recuperar dezenas de peças da época romana, relevos visigodos, retábulos, esculturas religiosas e objectos de bronze dos séculos XV, XVI e XVII, além de peças de marfim e mobiliário.

Foram ainda confiscadas 15 pistolas e outras 11 armas, na sequência de mais de 30 rusgas em localidades como Badajoz, Huelva, León e Málaga, refere um comunicado da Polícia Nacional de Espanha citado pela Lusa.

A rede traficava bens culturais e armas, tanto antigas como modernas, e actuaria na «zona arqueológica» da Extremadura espanhola.

Formado por espanhóis, o grupo usava camiões de pequena e média dimensão para transportar bens entre os responsáveis da rede em Portugal e em Espanha, com as operações de compra e venda a decorrerem ao longo da fronteira.

As peças recuperadas serão agora analisadas por especialistas que terão de identificar a sua procedência, tendo sido já solicitada às autoridades portuguesas listas de eventuais roubos destas características.

A polícia admite que a acção da rede possa ter causado danos irreparáveis nas «zonas arqueológicas» onde operava.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE