Vírus só ataca computadores mais rápidos - TVI

Vírus só ataca computadores mais rápidos

Computador

Para evitar ser notado, esta variante do «Zeus» verifica a velocidade do PC e aborta a execução em máquinas lentas

Relacionados
O fabricante finlandês de antivírus F-Secure encontrou uma amostra curiosa do vírus «Zeus», um conhecido código malicioso que dá o controle do computador ao «hacker» e que realiza roubo de dados, como códigos de contas bancárias. O vírus inclui uma verificação que, na prática, impede a execução de mensagens virais em computadores que tenham um processador mais lento do que 2GHz.

O fabricante de antivírus, citado pela «Globo», explica que o criador do vírus provavelmente teve a intenção de impedir a análise da praga. Especialistas antivírus utilizam várias ferramentas automatizadas de análise para lidar com a grande quantidade de pragas criadas todos os dias. O vírus tenta concluir que a lentidão na execução deriva do facto de ele estar dentro de uma máquina virtual ou estar a ser analisado por alguma ferramenta que estaria a consumir o processador.

«Às vezes as tentativas anti-análise são agressivas demais ao ponto de serem contra-producentes», diz o especialista da F-Secure Timo Hirvonen. Por essa lógica, a consequência do vírus «abandonar» computadores lentos seria um descuido do programador na tentativa de ludibriar as ferramentas de análise.

Mas Timo Hirvonen admite que há outra possibilidade: os «hackers» podem estar realmente à procura de computadores mais rápidos para criar uma rede com máquinas «Premium».

A família de vírus conhecida como «Zeus» é uma das mais comuns actualmente e não costuma poupar os computadores lentos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos