Festa é festa

Exclusivo: Em consulta com Teixeira, Aida "baixa a guarda" e fica irreconhecível

  • 12 jul 2023, 16:12
Exclusivo: Em consulta com Teixeira, Aida "baixa a guarda" e fica irreconhecível - TVI

Em «Festa é Festa», Aida (Ana Guiomar) já se está a sentar no divã do consultório e Teixeira (Rui Melo) fala com ela de forma meiga. Aida expila que só veio apurar porque motivo Teixeira ia embora, mas uma vez que o Sôtor (José Carlos Pereira) vai regressar, está tudo apurado. Teixeira incentiva-a a relaxar e tentar perceber o que está a sentir. Aida baixou finalmente a guarda e está séria como raramente a vimos. Teixeira pergunta-lhe se sabe porque tem aquela necessidade de ser tudo e ser a melhor em tudo. Aida está frágil como nunca e começa a chorar.

Aida vai-se abrindo com Teixeira e acaba por referir que casou muito cedo e foi mãe também muito cedo. Abdicou de muita coisa para que a filha tivesse sempre o melhor. Teixeira tenta saber se Aida pensa em como teria sido a sua vida se não tivesse casado tão nova, mas Aida prefere não pensar nisso, pois tem medo que o universo a castigue. Teixeira incentiva-a a falar. Aida acaba por confessar que gostava de ter estudado mais e que tem vergonha de nem sequer ter acabado o ensino obrigatório.Teixeira identifica a insegurança de Aida e diz que é normal procurarmos a validação dos outros e talvez por isso tenha tentado mostrar ser o oposto do que é. Aida sentese mal por isso e chora, mas Teixeira tranquiliza-a dizendo que é perfeitamente normal. Aida está mesmo mais aliviada. Teixeira pergunta-lhe o que sente agora e ela afirma que sente tudo, mas agora entende porquê e sabe colocar cada coisa no seu lugar.

Aida fica mais tranquila e esperançosa e ao imaginar o quadro perfeito, estão lá Tomé e Elisabete e também uma secretária, com material escolar. Aida está emocionada e Teixeira esboça um sorriso de satisfação por ter conseguido fazer bem o seu trabalho e a ter ajudado. Aida desperta, sente-se exposta e fragilizada. Não sabendo lidar com isso, sai daquela espécie de transe e volta a ser o que é sempre. Aida diz que tem de ir à sua vida, pois já perdeu muito tempo ali. Teixeira sorri, pois sabe que a consulta deu frutos.

Festa é Festa

Mais Festa é Festa