Cláudio Ramos
Cláudio Ramos

Menino com autismo severo surpreende Cláudio Ramos com gesto carinhoso

  • 2 fev, 15:56

Conhecemos a história do pequeno Valentim, diagnosticado com autismo severo nível 3, epilepsia e perturbação do desenvolvimento intelectual. Tem 80% de incapacidade.

No Dois às 10, conhecemos a história do pequeno Valentim. Quando Sónia já não esperava ter outro filho, engravidou de Valentim. Tudo parecia correr bem até aos 10 meses, quando Valentim sofreu uma convulsão. O instinto de mãe percebeu que algo não estava bem. Acabou por ser diagnosticado com autismo severo nível 3, epilepsia e perturbação do desenvolvimento intelectual. Deixou de ter contato ocular com um ano de vida. Deixou igualmente de brincar com o irmão e palrar, tendo 80% de incapacidade. Num momento único e inesperado, Valentim correu para os braços de Cláudio Ramos para lhe dar um abraço, depois do apresentador lhe pedir. O pequeno ficou no colo de Cláudio, num momento de ternura.

Valentim depende da mãe para tudo, que se dedica a 100% à família. Emocionada, Sónia confessa que teme o futuro, que lhe trará fases piores que a atual: «Se tiver que partir, que ele fosse comigo».

Antes de engravidar de Valentim, Sónia sofreu seis abortos espontâneos em cinco anos: «Achei sempre que a culpa era minha»

Recorde que algo semelhante já tinha acontecido em direto com Maria Botelho Moniz, quando estava grávida de 8 meses. A apresentadora ficou sensibilizada com a história e derretida com a ternura tanto de Lourenço, como do irmão. Lourenço, com apenas três anos, está a passar por uma segunda leucemia. Foi aos oito meses que o filho de Bruna e André teve de se tornar um herói e começar a lutar pela vida. Num momento único, ambos os meninos tocaram-lhe na barriga, deixando Maria comovida: «São momentos como estes que fazem o nosso programa valer a pena»

Segundo o pai, receber o terrível diagnóstico pela segunda vez foi muito mais duro: «Foi a maior dor que senti na minha vida». André confessou, em conversa com Maria Botelho Moniz e Idevor Mendonça, que chegou mesmo a pensar por termo à vida: «Tomei metade de uma caixa de comprimidos e bebi o máximo que podia, para ver se me dava alguma coisa (...) Quis ser internado na psiquiatria voluntariamente (...) Não estava para passar por isto outra vez (...) Queria acordar e não ser verdade». Veja o momento:

Ainda sobre alguns dos tratamentos a que Lourenço já foi submetido, os pais contaram: «Já ficou 18 dias sem comer». Conheça toda a história:

Felizmente, Bruna e André estão a ver uma luz ao fundo do túnel, pois já encontraram um dador para Lourenço. Saiba tudo:

RELACIONADOS

Hugo ficou sem uma mão, um pé e um braço paralisado: «Quero abraçar os meus filhos e não os sinto. Não sinto nada...»

Filho de Manuel desapareceu depois de ataque: «Muitas pessoas presenciaram este assalto. Nada fizeram»

Leandro esclarece polémica: « Sempre tivemos um carinho imenso pelos nossos animais»

Zé Lopes arrasa Miguel Vicente: «Acho o jogo dele do pior. Ele leva-os à exaustão»

Cristina Ferreira esclarece anel que usa no dedo: «Não tenho nada novo»

A receita de sopa que os portugueses adoram e que faz uma refeição completa

A Não Perder

MAIS

Mais Vistos

Mais Vistos Goucha

Signos

Receitas

Fora do Estúdio

Fotos