Velocidade de Internet móvel vai duplicar anualmente - TVI

Velocidade de Internet móvel vai duplicar anualmente

  • Rui Pedro Vieira
  • 16 jul 2009, 18:34
Alcatel-Lucent

Alcatel-Lucent anuncia 100 Gigabit Ethernet para suportar serviços de banda larga ultra-rápidos

Relacionados
A banda larga móvel não vai abrandar o ritmo. Quem o defende é o presidente da Alcatel-Lucent IP Division, Basil Aiwan, que anunciou esta quinta-feira as novidades da multinacional em matéria de IP.

«A banda larga móvel vai manter a tendência de duplicação de ano para ano, motivada pelo crescimento do multimédia», explicou em conferência de imprensa pela Internet. Além disso, estima-se que, depois do próximo ano, 2/3 do tráfego «incluam alguma forma de vídeo».

Para responder a estas necessidades, a Alcatel-Lucent anuncia o primeiro interface de serviço de routing de 100 Gigabit Ethernet. Algo que permite a utilização massiva da banda larga e o suporte multi-serviço ao utilizador.

Windows 7: cada euro facturado gera 19 euros

A empresa justifica o lançamento com o facto de a velocidade ser cada vez mais um factor valorizado pelos clientes e ser mesmo «de diferenciação».

«Isto é uma infraestrutura multi-serviço convergente, de próxima geração, que permite aos operadores dar acesso ao tráfico de modo mais confiável, eficiente e ao preço mais baixo», disse Basil Aiwan na mesma conferência Internet.

Para os fornecedores de serviços que necessitam de uma densidade de Ethernet superior a 10 Gigabit, mas que ainda não estão preparados para passar para velocidades de 100 Gigabit, a Alcatel-Lucent também lançou esta quinta-feira novas placas de linha Ethernet de 10 Gigabit com 10 portas.

Estas novas placas de linha estarão disponíveis para demonstrações no quarto trimestre de 2009 e comercialmente no início do próximo ano.

A Alcatel-Lucent já forneceu mais de 35 mil sistemas da gama de routers de serviços IP/MPLS desde 2004, tendo como resultado uma base instalada de mais de 270 clientes dos prestadores de serviços em mais de 100 países.

Segundo a Infonetics, no primeiro trimestre de 2009, a Alcatel-Lucent conquistou a posição de liderança em IP Edge Routing na Europa, no Médio Oriente e em África e consolidou a sua posição de segundo maior fornecedor global com uma quota de mercado de 20%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE