Comissão Europeia continua a apoiar Grécia - TVI

Comissão Europeia continua a apoiar Grécia

Durão Barroso e Herman Van Rompuy (EPA/OLIVIER HOSLET)

Parlamento Europeu pede calma a Atenas para cumprir o que prometeu. Alemanha avisa que o que foi acordado deve ser respeitado

A Comissão Europeia está disposta a apoiar a Grécia na agenda de reformas e na procura de crescimento económico sustentável. Uma mensagem que chega no dia seguinte ao atual Governo de coligação no país ter perdido a maioria no parlamento.

«Esperamos que o futuro Governo grego respeite [os acordos firmados] no interesse da economia e do povo grego», avisou, no entanto, a porta-voz do executivo comunitário, Pia Ahrenkilde-Hansen, citada pela Lusa.

A Comissão Europeia, liderada por Durão Barroso, continua ao lado da Grécia no cumprimento do segundo programa de resgate financeiro, a «base para o crescimento sustentável e criação de emprego» no país, sublinhou.

Da parte do Parlamento Europeu, Martin Schulz pediu calma a Atenas para cumprir o acordo.

Já a Alemanha avisou que a Grécia tem mesmo de cumprir o que prometeu.

Os dois partidos que formam o atual Governo de coligação da Grécia, o Pasok (socialista) e a Nova Democracia (direita), perderam a maioria no parlamento ao garantirem apenas 149 dos 300 lugares, quando estão contabilizados 99% dos votos.

Segundo os dados do Ministério do Interior grego relativos às legislativas antecipadas de domingo passado, os dois partidos - a Nova Democracia, com 18,8% dos votos (108 lugares no parlamento) e o Pasok, com 13,2% dos votos (41 lugares) - não poderão formar um Governo de coligação sem o apoio de um terceiro partido.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE